Faça parte!
Se você se encontra no grupo foco, envie um e-mail e agende o seu horário para participar do Programa de Atenção à Saúde da aequilibrium.
Atenção Farmacêutica
Nossos clientes têm acesso a profissionais qualificados, com acompanhamento e avaliação, gerando mais segurança e qualidade no tratamento medicamentoso.O que é?
A Atenção Farmacêutica é um modelo de prática farmacêutica, que compreende o atendimento e acompanhamento do paciente por um farmacêutico durante o seu tratamento farmacológico.
Tem como objetivo garantir a eficiência e a segurança do tratamento acompanhando a adaptação do paciente ao medicamento e identificando, prevenindo e resolvendo problemas que possam estar relacionados aos medicamentos ingeridos. A Atenção Farmacêutica é uma forma de informar e aconselhar o cliente, contribuindo para a promoção da excelência na qualidade de vida.
Quem e como participar?
Qualquer pessoa pode solicitar a inclusão no programa de atenção farmacêutica aequilibrium, mas o foco está nos pacientes diabéticos e hipertensos, por fazerem uso de um número maior de medicamentos de uso contínuo, que contribuem para a ocorrência de problemas relacionados à medicação.
Para participar o cliente precisa agendar um horário com o farmacêutico da aequilibrium e passar por uma entrevista de anamnese farmacêutica. Nessa entrevista, é importante levar as prescrições ou os medicamentos que estão sendo utilizados.
Como funciona
Após a solicitação do cliente para a inclusão no programa, é agendado um horário apropriado para ambos, farmacêutico e paciente, para a realização da entrevista (anamnese farmacêutica), e o paciente se responsabiliza por levar à farmácia todos os medicamentos aos quais faz uso.
Depois de realizada a entrevista e todos os dados registrados, aferem-se os padrões fisiológicos e biológicos. No caso de hipertensos afere-se a pressão arterial e de diabéticos verifica-se a glicemia capilar. Ou ambas, em caso de diabéticos hipertensos.
Todos os valores obtidos durante a atenção farmacêutica são declarados no Cartão de Acompanhamento Farmacêutico, que fica com o cliente, e registrados na agenda do farmacêutico.
Os dados e informações obtidas recebem tratamento sigiloso, e somente são utilizados para a prestação da atenção farmacêutica. O cliente recebe as informações necessárias para o tratamento, bem como qualquer informação que o farmacêutico julgue necessária para um melhor tratamento.
O farmacêutico deve sempre orientar o usuário a buscar assistência de outros profissionais de saúde, quando julgar necessário, considerando as informações ou resultados decorrentes das ações de atenção farmacêutica.